Tipos de mastectomia 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A mastectomia é uma intervenção cirúrgica que pode ser utilizada como tratamento oncológico e por vezes preventivo nas mamas e consiste na remoção de tecidos mamários. 

Existem diversos tipos de mastectomia e são indicadas de acordo com o perfil do clínico de cada paciente, conheça alguns dos procedimentos mais realizados:

1)  Mastectomia simples: Consiste na remoção total da mama, incluindo o mamilo, aréola e pele. Dependendo da situação alguns linfonodos axilares podem ser retirados. Geralmente mais indicada quando os tumores são menores e em estágio inicial.

2)  Mastectomia poupadora da pele: Este procedimento preserva a maior parte da pele da mama e foca na remoção do tecido mamário, mamilo e aréola. Muitas mulheres preferem este tipo de mastectomia porque tem a vantagem do tecido cicatricial ser menor e a mama reconstruída parecer mais natural.

3)  Mastectomia poupadora do mamilo:  Indicada em casos em que o tumor é pequeno e está em estágio inicial próximo à parte externa da mama, sem sinais de doença na pele ou perto do mamilo, sendo necessária apenas a remoção do tecido mamário, mas a pele da mama e o mamilo são preservados.

4)  Mastectomia dupla: Procedimento realizado em ambas as mamas, geralmente de forma é uma remoção do tecido realizada de forma preventiva para mulheres com alto risco de desenvolver câncer na outra mama, como àquelas que têm uma mutação no gene BRCA.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco