A mastectomia é uma intervenção cirúrgica que pode ser utilizada como tratamento oncológico e por vezes preventivo nas mamas e consiste na remoção de tecidos mamários.
Existem diversos tipos de mastectomia e são indicadas de acordo com o perfil do clínico de cada paciente, conheça alguns dos procedimentos mais realizados:
1) Mastectomia simples: Consiste na remoção total da mama, incluindo o mamilo, aréola e pele. Dependendo da situação alguns linfonodos axilares podem ser retirados. Geralmente mais indicada quando os tumores são menores e em estágio inicial.
2) Mastectomia poupadora da pele: Este procedimento preserva a maior parte da pele da mama e foca na remoção do tecido mamário, mamilo e aréola. Muitas mulheres preferem este tipo de mastectomia porque tem a vantagem do tecido cicatricial ser menor e a mama reconstruída parecer mais natural.
3) Mastectomia poupadora do mamilo: Indicada em casos em que o tumor é pequeno e está em estágio inicial próximo à parte externa da mama, sem sinais de doença na pele ou perto do mamilo, sendo necessária apenas a remoção do tecido mamário, mas a pele da mama e o mamilo são preservados.
4) Mastectomia dupla: Procedimento realizado em ambas as mamas, geralmente de forma é uma remoção do tecido realizada de forma preventiva para mulheres com alto risco de desenvolver câncer na outra mama, como àquelas que têm uma mutação no gene BRCA.