A predisposição genética é um grande fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, porém cerca de 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a fatores como estilo de vida, alimentação e comportamento. Entre eles, podemos citar:
- Tabagismo: O tabaco contém cerca de 60 substâncias cancerígenas, entre elas, a nicotina que é responsável pela expansão de todos os tipos de câncer, aumentando o risco em 30%. O tabagismo é responsável por 90% da mortalidade total do câncer de pulmão.
- Sobrepeso e obesidade: O excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica responsável por aumentar níveis de hormônios específicos, que promovem o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento de mais de 13 tipos de câncer.
- Consumo de bebidas alcoólicas: O álcool pode provocar o aparecimento do câncer por diferentes mecanismos, esses mecanismos estão relacionados com estresse oxidativo que pode danificar os genes e facilitar a penetração de carcinogênicos ambientais nas células.