A cirurgia preventiva para o câncer de mama é denominada de mastectomia profilática bilateral quando é indicada para mulheres que possuem altos riscos de desenvolver câncer de mama por fatores genéticos como: a presença de mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2 e histórico familiar de câncer de mama.
Nesses casos, a cirurgia realizada antes do diagnóstico do câncer pode reduzir em até 90% as chances de desenvolvimento da doença, mas não eliminar por completo o risco de câncer de mama.
Mulheres que já foram diagnosticadas com a doença também podem optar por uma intervenção cirúrgica conhecida como mastectomia profilática contralateral, esse procedimento consiste na retirada da mama que já possui o tumor e da outra mama durante a cirurgia e pode reduzir as chances de desenvolver um novo câncer de mama.
Adotar hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e a realização de exames periódicos para investigação de possíveis alterações genéticas junto ao médico são algumas formas de ajudar na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.