A intervenção cirúrgica pode ser realizada com o objetivo de prevenção, diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer, geralmente é indicada quando nenhum outro método possui maior eficácia. Quando a opção cirúrgica tem o objetivo de tratar o câncer, podemos denominá-la de cirurgia curativa.
A cirurgia curativa é geralmente realizada quando o tumor está localizado numa região específica do corpo e a remoção completa do tumor é uma forma de remover totalmente a doença do organismo, a opção cirurgia pode ser a escolha terapêutica principal ou também pode estar associada com outras opções como quimioterapia ou radioterapia.
Outra forma de tratamento é através da cirurgia de remoção parcial do tumor, que é geralmente indicada quando a intervenção cirúrgica pode trazer riscos ou danificar algum órgão do paciente, neste procedimento, ocorre a remoção parcial do tumor e complementa o tratamento com outras formas de terapia, essa opção é geralmente indicada em casos de câncer mais avançados.
A preparação do paciente para a cirurgia e o acompanhamento posterior ao procedimento são fundamentais para o sucesso do tratamento e o bem estar do paciente.