Tabagismo e Câncer

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco contém cerca de 60 substâncias cancerígenas, entre elas, a nicotina que é responsável pela expansão de diversos tipos de câncer, aumentando o risco de desenvolvimento da doença em 30%. Quando falamos de câncer de pulmão, o tabagismo é responsável por 90% da mortalidade total dos pacientes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o tabagismo seja responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Além de ser um fator de risco para diversos tipos de câncer, o tabagismo aumenta as chances de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e afeta a saúde física e mental, causando dependência psíquica.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco