Saúde mental em pacientes oncológicos e seus familiares

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O diagnóstico e a vivência de uma doença como o câncer afetam fisicamente e psicologicamente o paciente e sua família.

Isso ocorre devido à alta complexidade da doença, o tratamento agressivo ao corpo que provoca diversos efeitos colaterais que afetam a autoestima do paciente e em grande maioria dos casos, desencadeiam o surgimento de sintomas como ansiedade, depressão e anorexia.

Esses sintomas afetam a eficácia do tratamento do câncer ao impactar a forma como o organismo reage aos medicamentos recebidos, além de diminuir a qualidade de vida do indivíduo.

Nesse sentido, o acompanhamento psicológico dos pacientes oncológicos é fundamental durante o tratamento. A ajuda de profissionais especializados em saúde mental possibilita alternativas terapêuticas que ajudam essas pessoas a lidarem com suas emoções, com os efeitos do tratamento e as incertezas que surgem durante essa fase, contribuindo para o bem-estar do paciente e seus familiares. 

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco