O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor. É uma doença que afeta mulheres e homens e tem diversas causas, mas você sabia que existem diversos tipos de câncer de mama? Arraste para o lado e entenda um pouco mais!
- Carcinoma ductal in situ: Também conhecido como carcinoma intraductal é considerado não invasivo ou câncer de mama pré-invasivo, é um câncer que começa no ducto de leite e não cresce no restante do tecido mamário.
- Câncer de mama invasivo: O câncer de mama invasivo é aquele que se disseminou pelo tecido mamário adjacente. Os tipos mais comuns são o carcinoma ductal invasivo, quando o tumor se desenvolve dentro do ducto mamário e as suas paredes são rompidas, disseminando-se para o tecido adiposo dos seios e o carcinoma lobular invasivo, quando o tumor se desenvolve nos lóbulos mamários, glândulas responsáveis pela produção do leite.
- Os menos comuns são câncer de mama triplo negativo e inflamatório. No triplo negativo, as células dos tumores não produzem uma proteína específica, chamada HER2, nem têm receptores de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona, dificultando o diagnóstico e o tratamento e fazendo com que esse câncer seja bastante agressivo.
- Por sua vez, o câncer de mama inflamatório é um câncer mais raro e os seus sintomas tornam a mama distendida, com vermelhidão e inchaço na região. Isso ocorre por conta da obstrução dos vasos linfáticos, causada pelas células cancerígenas.
- Existem outros tipos de câncer de mama que afetam outros tipos de células na mama. Esses cânceres são bastantes raros e conhecidos como Doença de Paget, quando as células cancerígenas se desenvolvem nos dutos mamários e se disseminam para a pele do mamilo e para a aréola.
- Angiossarcoma: quando o câncer se desenvolve nas células que revestem os vasos sanguíneos ou linfáticos e podem envolver o tecido mamário ou a pele da mama e Tumor Filóide, quando o câncer se desenvolve no tecido conjuntivo da mama.