A influência do ambiente familiar durante o tratamento oncológico

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O diagnóstico e a vivência de uma doença como o câncer exigem do paciente um processo de adaptação intenso devido a alta complexidade da doença. O tratamento, os efeitos colaterais agressivos e a incerteza sobre a cura são fatores que impactam diretamente na saúde física e mental do paciente.

Diante disso, a família, por ser o primeiro grupo social que um indivíduo está inserido, desde o seu nascimento, é a fonte de apoio para a maioria dos pacientes que se encontram em tratamento oncológico e ajudam o paciente a  lidar com as alterações de humor, autoestima e a ansiedade provocada pelo tratamento, contribuindo para o bem estar emocional do mesmo.

Além disso, a família pode auxiliar em todos os cuidados e adaptações necessárias durante a realização do tratamento, como a construção de uma nova rotina, novos hábitos alimentares e acompanhamento nas consultas e sessões de quimioterapia, sendo um fator importante para garantir a eficácia do tratamento e a qualidade de vida do paciente.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco