A importância do acompanhamento genético em famílias com histórico de câncer

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O câncer é uma doença multifatorial e tem sua origem em fatores ambientais como estilo de vida e hábitos alimentares, mas também é uma doença que tem como fator de risco a predisposição genética e a presença de casos no histórico familiar.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 20% dos cânceres diagnosticados atualmente têm origem familiar. Nesse sentido, o aconselhamento genético com o médico geneticista é fundamental para entender a possibilidade de desenvolvimento da doença.

Através de ferramentas específicas e dados estatísticos para estimar a probabilidade de uma pessoa desenvolver determinados tipos de câncer, geneticistas conseguem avaliar a chance de encontrar uma mutação genética germinativa no indivíduo, possibilitando a prevenção da doença ou um diagnóstico precoce que permite a cura da doença, caso ela surja.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco