Câncer de pele e atletas

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O câncer de pele é o câncer mais frequente no Brasil e representa cerca de 30% dos casos de câncer no país. Está diretamente associado à exposição da pele à radiação ultravioleta, presente na luz solar.

Atletas que praticam esportes ao ar livre, como maratonistas, jogadores de futebol, tenistas entre outros, sofrem uma exposição mais intensa e prolongada ao sol, tendo um  índice de queimaduras solares mais elevado.

Além disso, a ausência de cuidados adequados durante a prática esportiva, como o uso extensivo e constante de filtros solares e roupas de proteção influenciam diretamente no desenvolvimento do câncer de pele nessas pessoas.

A manifestação da doença na pele normal se dá após o aparecimento de lesões na pele acompanhada de coceira e descamação, geralmente identificada em exames clínicos. O tratamento depende do estágio da doença, em geral, a indicação cirúrgica para a remoção da lesão é o tratamento mais utilizado.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco