Doação de medula óssea no tratamento de leucemias

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que pode ter origem genética e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A doação de medula óssea é um dos principais tipos de tratamento para pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como a leucemia.

A indicação de transplante irá depender do tipo de leucemia e da resposta inicial ao tratamento com quimioterapia, assim como, dos aspectos clínicos do paciente. Em geral, é um tratamento muito utilizado para tratar a Leucemia Mielóide Crônica, quando o tratamento quimioterápico não é suficiente para impedir a multiplicação das células cancerosas.

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 35 anos, que não possua doença infecciosa transmissível pelo sangue, não apresenta histórico familiar de câncer e doenças autoimunes e esteja em bom estado de saúde pode se voluntariar para ser um doador de medula no Registro Nacional de Doadores de Voluntários de Medula Óssea.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco