Doação de medula óssea no tratamento de leucemias

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que pode ter origem genética e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A doação de medula óssea é um dos principais tipos de tratamento para pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como a leucemia.

A indicação de transplante irá depender do tipo de leucemia e da resposta inicial ao tratamento com quimioterapia, assim como, dos aspectos clínicos do paciente. Em geral, é um tratamento muito utilizado para tratar a Leucemia Mielóide Crônica, quando o tratamento quimioterápico não é suficiente para impedir a multiplicação das células cancerosas.

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 35 anos, que não possua doença infecciosa transmissível pelo sangue, não apresenta histórico familiar de câncer e doenças autoimunes e esteja em bom estado de saúde pode se voluntariar para ser um doador de medula no Registro Nacional de Doadores de Voluntários de Medula Óssea.

Post Recentes

× Fale conosco