Hábitos que aumentam o risco de câncer 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A predisposição genética é um grande fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, porém cerca de 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a fatores como estilo de vida, alimentação e comportamento. Entre eles, podemos citar:

  1. Tabagismo: O tabaco contém cerca de 60 substâncias cancerígenas, entre elas, a nicotina que é responsável pela expansão de todos os tipos de câncer, aumentando o risco em 30%. O tabagismo é responsável por 90% da mortalidade total do câncer de pulmão.
  2. Sobrepeso e obesidade:  O excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica responsável por aumentar níveis de hormônios específicos, que promovem o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento de mais de 13 tipos de câncer.
  3. Consumo de bebidas alcoólicas:  O álcool pode provocar o aparecimento do câncer por diferentes mecanismos, esses mecanismos estão relacionados com estresse oxidativo que pode danificar os genes e facilitar a penetração de carcinogênicos ambientais nas células.

Post Recentes

Especialidades

Câncer de Pele: Como Identificar, Prevenir e Quando Procurar um Médico

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo e, felizmente, um dos mais preveníveis. Ele ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, geralmente desencadeado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento. Conhecer os sinais da doença e adotar medidas preventivas são essenciais para a saúde da pele.

Leia Mais »
× Fale conosco